terça-feira, 7 de junho de 2011

protecionismo , neoliberalismo e globalização

O Protecionismo foi uma forma dos governos proteger as indústrias nacionais da concorrência externa .
Essa técnica foi muito usada na europa durante o século XVII e XVIII os reis criavam barreiras alfandegárias aumentado os impostos Na concorrência, os produtos nacionais ficavam sempre mais baratos, atraindo os consumidores. Este protecionismo visava também evitar a saída de moedas do território nacional.

Neoliberalismo, como entendido atualmente é um produto do liberalismo econômico clássico. O termo foi cunhado em 1938 no encontro de Colloque Walter Lippmann pelo sociologista Alemão e economista Alexander Rüstow. O termo se refere a uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas. Inexiste, no entanto uma escola neoliberal.

Globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais cujos mercados internos já estão saturados.



3 comentários:

  1. Pude concluir que esses três acontecimentos foram de alguma forma para poder melhorar a economia de uma país ou até mesmo pensando em mais lucro e explorando o trabalhador de indústrias.Nessa época quanto mais produção mais renda daria e isso funciona até hoje nas grandes e pequenas fabricas.

    Matheus Coelho Silva Schwan

    ResponderExcluir
  2. minha conclusão foi que
    essas técnicas foram aplicadas pôr países que não queriam que seu habitantes comprarem mercadorias dos outros países
    essas técnicas apesar de serem rigorosas ajudaram um pouco os países

    filipe augusto

    ResponderExcluir
  3. eu sou serenity autumn, atualmente morando em texas city, eua. Sou viúva no momento, tenho quatro filhos e estava em uma situação financeira presa em maio de 2019 e precisava refinanciar e pagar minhas contas. Tentei buscar empréstimos em várias firmas de empréstimos, tanto privadas quanto corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito. mas, como Deus queria, fui apresentada a uma mulher de Deus, um credor privado que me deu um empréstimo de US $ 850.000,00 e hoje sou dono de uma empresa e meus filhos estão bem no momento, se você precisar entrar em contato com qualquer empresa com referência para obter um empréstimo sem garantia, sem verificação de crédito, sem co-signatário com apenas 2 taxas de juros e melhores planos e cronograma de reembolso, entre em contato com o Sr. Pedro no e-mail pedroloanss@gmail.com ele não sabe que estou fazendo isso, mas eu Estou muito feliz agora e decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ele e também quero que Deus o abençoe mais.

    ResponderExcluir